Sem dúvida alguma, esta é a pergunta que os que já são empresários fazem quando questionam como expandir seu negócio, e, os que querem se tornar empresários fazem para decidir qual canal de venda irá aderir.
Principais diferenças entre elas.
Política Comercial
Nas Lojas Físicas a capacidade do gerente em formular a política comercial é restrita. Geralmente parte dela é estabelecida pela corporação.
Nas Lojas Virtuais utilizando a tecnologia da informação, é totalmente ampla a liberdade e rapidez na aplicação das normas comerciais, possibilitando reações imediatas à concorrência bem como promoções divulgadas e direcionadas aos clientes.
Custos
Nas Lojas Físicas, mesmo os rendimentos dos vendedores sendo variáveis há custos fixos pesados como o gerenciamento, aluguel, manutenção, seguro, segurança, limpeza, treinamento, sem falar na questão inicial de escolha de ponto, propagandas, enfim, valores esses que inevitavelmente oneram os preços das mercadorias.
Nas Lojas Virtuais os custos variam de acordo com o interesse de cada empresário. Há necessidade de um canal de vendas cujo suporte e valores será escolhido pelo empresário, e seu critério fica a necessidade ou não de contratar funcionário para acompanhar as vendas bem como enviar as mercadorias aos clientes.
Atendimento ao Cliente
Nas Lojas Físicas o atendimento é personalizado, possibilitando ao vendedor dar informações bem como orientar o consumidor caso este esteja em dúvida. Todavia, como as vendas apenas se realizam através dos vendedores temos os transtornos que ocorrem nos dias que precedem as datas comemorativas, como por exemplo Natal.
Nas Lojas Virtuais como utiliza-se o Self-service, consegue-se poupar a loja de todos os custos físicos concernentes ao atendimento. É, portanto um dos principais fatores que permite a loja virtual trabalhar com margens de valores melhores que as lojas físicas.
Estoque
Nas Lojas Físicas a reposição de estoque é sugerida por um sistema corporativo de vendas, tanto no estoque da loja como no estoque do Centro de Distribuição. Todavia há outras áreas que devem ser consideradas como armazenamento, exposição das mercadorias, periodicidade da reposição dificuldade de devolução.
Nas Lojas Virtuais o estoque disponível da loja é estoque disponível do Centro de Distribuição. Este é o grande trunfo das lojas virtuais, pois possibilita oferecer ao cliente uma variedade, onde pode atrair clientes com perfis diferenciados.
Marketing
Nas Lojas Físicas o mercado de atuação é geograficamente restrito. Suas propagandas são em sua maioria genéricas (TV, rádio e jornais).
Nas Lojas Virtuais o mercado é ilimitado pelo alcance da internet. Quanto ao cliente, há ainda o conhecimento detalhado do seu histórico de compras, o que permite direcionar a propaganda de modo mais preciso e realista.
Portanto, dúvidas não restam que a Loja Virtual só traz benefícios ao empresário que já possui loja física e quer expandir seu campo de atuação bem como ao empreendedor que quer se tornar empresário utilizando para tanto a Loja Virtual. Ressalta-se que ambas são perfeitamente conciliáveis.
Pensando nisso é que BIS host disponibiliza a você todas as informações e dicas para a aquisição de sua loja virtual bem como oferece os melhores e mais seguros serviços de e-commerce.