Analise seus indicadores

Acompanhe frequentemente os indicadores de seu e-commerce, saiba identifificar e superar o que não estiver correto da forma mais rápida possível.

Saber analisar os indicadores e criar soluções para resolver os erros mais frequentes são partes essenciais para que o seu negócio siga sempre melhorando.

Analisando os indicadores diariamente, será mais fácil entender como está o andamento do seu negócio e o que é preciso fazer para aumentar as vendas sem que os problemas também aumentem.

Acompanhar a disponibilidade do produto nos diferentes sistemas deve ser atividade recorrente. Neste ponto a situação mais crítica que você identificar é ter produtos a venda, porém não tê-los em estoque, o que decepciona o cliente, requer a intervenção ativa do SAC e prejudica a marca. Outra situação que pode surgir é ter os produtos em estoque e não colocá-los a venda, como no caso de produtos inativos ou sem foto.

É preciso também acompanhar as aprovações de pedidos, com indicadores de porcentagem de pedidos aprovados sobre o total, inclusive com quebra por meio de pagamento. Neste ponto merece atenção o prazo de vencimento do boleto, que deve buscar o equilíbrio entre a comodidade do cliente e o tempo que o produto ficará reservado sem garantia de venda.

Uma vez identificada alguma situação adversa deve-se buscar sua solução de forma ágil, para não prejudicar a operação de e-commerce por um perãodo longo. Entretanto, não devemos nos contentar com a solução pontual do problema. É necessário entender o que gerou o problema e atuar sobre a causa, pois assim evitamos, ou ao menos minimizamos a chance que o mesmo problema volte a ocorrer.

Saber identificar os indicadores chave, e analisá-los diariamente reduz o impacto de erros, visto que uma rápida intervenção evita que o problema se propague, afetando toda a operação e seus clientes.


Fonte: enext


Publicação: BIShost.com.br

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