Uma das novas "ondas" no comércio eletrônico é a onda do conteúdo. Não que o conteúdo não fosse importante antes, mas muitas lojas perceberam agora o real benefício de ter nos sites a maior quantidade possível de informações sobre os produtos e relevantes a eles.
Colocar as informações mais completas sobre os produtos é importantíssimo para o processo de venda pela internet, diminuindo ao máximo a probabilidade de dúvida dos clientes sobre cada produto. Além disso, torna o site mais "recheado", conseqí¼entemente, mais listado pelos sites de buscas, pois agora apresenta mais termos possíveis para buscas, e já sabemos que os sites de buscas são as fontes mais importantes de visitas para um site de comércio eletrônico.
Seguindo esse caminho, por que não colocar mais informações? Como curiosidades, modo de fabricação, formas de utilização, história das marcas, etc.?
Todo esse tipo de informação prende a atenção de muitos dos internautas que visitam o site e abre mais ainda o leque de termos para os sites de buscas, gerando cada vez mais visitas para a loja. Quanto mais pessoas visitando a loja, maior a probabilidade de aumento de vendas.
Esse conteúdo passa a ser importante também na estratégia de comunicação com os clientes já cadastrados.
Nas campanhas de e-mail marketing das lojas, os conteúdos podem, e devem ser utilizados como "motivo" para entrar em contato com os clientes. O envio de e-mails promocionais periódicos para os clientes é essencial, porém, enviar somente ofertas de produtos, com o tempo se torna algo mecí¢nico, e o próprio cliente, com o passar do tempo, já sabe que no seu e-mail virão apenas ofertas, e começa a dar menos atenção, afinal, o e-mail é periódico, depois virá um praticamente "igual".
Se uma loja que, por exemplo, envia quinzenalmente seus e-mails para os clientes, passar a usar, um dos e-mails do mês, como e-mail de conteúdo, com assuntos interessantes, curiosidades, etc. para os clientes, começará a criar um novo tipo de vínculo com estes.
Sabemos, por experiência, que os e-mails com conteúdo enviado por e-commerces não são menos "vendedores" que os promocionais, e são recebidos com muita simpatia pelos clientes, portanto, maior fixação da marca da loja. Se um e-mail da loja chega com um conteúdo interessante para um cliente, no próximo e-mail, ele terá a curiosidade de saber sobre o que se trata. Os e-mails com conteúdo sendo enviados também com periodicidade passam a ser muito mais lidos do que os promocionais, por esse motivo não são menos "vendedores", pois são muito bem clicados também.
Uma loja precisa diferenciar-se, não pode ser apenas uma forma de o cliente adquirir um determinado produto, ela precisa ser o local onde o cliente se sente "confortável" para comprar, que de alguma forma, ele tenha alguma preferência por essa loja. E esse conforto vem pela confiança do cliente, o bom serviço prestado, os bons produtos oferecidos e entre outros fatores, a simpatia que o cliente pode ter pela loja, e o conteúdo passa a ser um fator interessante para conquistar essa simpatia.
Tudo isso faz com que diminua a importí¢ncia do fator preço na escolha da loja em que se vai comprar.